O cenário de mudanças e transformações, bem como de desafios diante do crescimento necessário impõe novas estratégias para as empresas e, entre elas, está o trabalho colaborativo, uma inovação que vem ganhando cada vez mais espaço no universo corporativo. Por isso, a cooperação entre os times, com ações integradas, torna-se essencial para o crescimento dos negócios.
Para as empresas, pode ser desafiador integrar times que, normalmente, são competitivos entre si, como as vendas e o marketing, já que as funções exercidas pelos profissionais dessas equipes se complementam. Mas, a necessidade de alinhamento existe, principalmente porque, se o time de vendas é o responsável por influenciar na decisão de compra, sendo o elo principal entre o cliente e a empresa, o de marketing cria estratégias de comunicação para a marca com vistas a atender as necessidades e os desejos dos clientes. Veja:
- Vendas: não é responsável somente por selar as negociações e efetuar as vendas. Tendo como base conhecimentos específicos sobre o seu público e utilizando técnicas de persuasão, envolve desde a etapa de planejamento até o pós-vendas. Entre as ações realizadas pela equipe de vendas, estão: elaboração das melhores apresentações de vendas para fechar negócios; negociação com técnicas de vendas; cuidado do contrato; pós-vendas; busca de novas estratégias para gerar receita (vendas consultivas, por exemplo).
- Marketing: é o setor que procura entender o mercado em que atua, fazendo a captação de leads, além de criar as estratégias de conteúdo e de SEO. O marketing também é responsável por: realizar a definição de personas; trabalhar a nutrição e o relacionamento com leads; identificar as melhores oportunidades de venda. Por isso, o marketing atua em todos os fatores que contribuem para gerar demanda e entrega de valor da marca ao cliente.
Olhando as funções de cada uma das áreas, é possível perceber a necessidade de se interligarem em todas as etapas em que atuam, a fim de potencializar as vendas e melhorar os resultados do negócio. Os dois times precisam trabalhar juntos desde a etapa de geração de leads até a conversão do lead em cliente. Isso porque, com as informações do setor de vendas, o marketing pode trabalhar em estratégias cada vez mais focadas na persona do negócio e trazer oportunidades cada vez mais qualificadas para compras.
Ao integrar os setores, serão percebidos benefícios como o alinhamento das metas – e a consequente melhoria dos resultados financeiros -, a geração de leads mais qualificados, a melhoria na jornada de compra e o bom relacionamento com os clientes.
Assim, se o marketing atrai os clientes e o setor de vendas os fideliza, ambos estão em duas pontas importantes da jornada de compra, portanto é essencial que um alimente o outro com as informações necessárias e com ações cuidadosamente planejadas em conjunto, de maneira conectada, com objetivos em comum.
Como integrar os setores de marketing e vendas?
O primeiro passo para a integração dessas duas áreas é definir os papéis de cada uma, mas é essencial melhorar a comunicação entre os dois times, especialmente em reuniões de alinhamento e com a adoção de ferramentas tecnológicas que facilitem a conexão entre os dois setores. Aqui, a participação das lideranças é essencial.
Outra decisão importante é criar oportunidades para as equipes trabalharem juntas, em reuniões de planejamento, com o acompanhamento das vendas pelo marketing ou com contribuições do setor de vendas para o marketing, daí a necessidade do compartilhamento de dados entre esses setores. Para isso, é necessário o treinamento das equipes em conjunto, além do acompanhamento constante junto a elas.
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