No mundo do marketing digital, um lead é uma oportunidade de negócio, mas você sabe dizer o que é um lead? Já ouviu essa expressão, mas não tem a menor ideia do que significa? Muita calma nessa hora, que vamos traduzir para você! Um lead é um potencial cliente, ou seja, alguém que possui interesse em seus produtos ou serviços.
O visitante de sua página se torna um lead quando deixa suas informações de contato para a sua empresa. É o caso, por exemplo, de quando um visitante deixa seus dados para receber ofertas ou conteúdos relevantes. Já o lead qualificado é aquele visitante que está pronto para comprar da sua empresa (veja mais em nosso Instagram emersoinovacao). Mas, até a compra, o cliente potencial precisa passar por muitas etapas na sua jornada de compra, daí a importância de fazer uma boa gestão de leads, o que requer boas estratégias de marketing.
Como qualificar e nutrir leads para gerar oportunidades de vendas
Obter bons resultados com a geração e gestão de leads parece uma tarefa fácil, mas é necessário desenvolver estratégias assertivas, capazes de impulsionar as vendas e proporcionar o crescimento do seu negócio.
As estratégias são distintas para cada etapa: gerar, nutrir, qualificar e, por fim, vender. Em um primeiro momento, é preciso realizar a captação de dados dos contatos, ou seja, dos visitantes da sua página; é necessário, então, entender o estágio em que estão no funil de vendas e inseri-los na jornada de compra; depois, é essencial nutri-los com conteúdo relevante e, finalmente, construir relacionamento para convertê-los em vendas.
A partir do momento em que você consegue gerar leads, é essencial fazer a qualificação e a nutrição para entregar as melhores oportunidades de vendas ao time comercial, que vai realizar e fechar a venda. Qualificar o lead significa segmentar o público prospectado, compreendendo quais são as pessoas mais propensas a comprar da sua empresa. Ao fazer isso, você otimiza bastante o tempo da equipe de vendas.
Inbound marketing
A metodologia conhecida como inbound marketing faz uso da produção de marketing de conteúdo para qualificar e nutrir os leads, levando a sua empresa a se posicionar no mercado como referência e autoridade. Assim, utiliza-se de ferramentas como a produção de conteúdo relevante para as redes sociais (YouTube, Instagram, Linkedin, Facebook), e-mail marketing, artigos para blogs, e-books, newsletter, entre outras possibilidades.
Portanto, a partir de uma estratégia de inbound marketing é possível classificar e qualificar os leads no funil de vendas, preparando e nutrindo esse lead para a compra, processo que visa também à fidelização do cliente. Um dos melhores recursos para isso é usar uma ferramenta de CRM (conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente), a fim de realizar as melhores abordagens com base em informações mais avançadas.
Agora que você já sabe como a qualificação de leads pode ajudar a sua empresa a vender mais, fale conosco e alie ferramentas do inbound marketing à sua estratégia de marketing digital!