Inovação, qualidade, uso de tecnologias, tudo isso faz parte das estratégias para atrair e reter clientes, mas proporcionar uma boa experiência de compra também é fundamental e requer das empresas o investimento em ferramentas que auxiliem no bom relacionamento com os clientes.
Uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas e que pode funcionar como uma excelente estratégia de gestão de marketing e vendas é o sistema de CRM (do inglês Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente). Por meio dele, são coletados e armazenados os dados dos clientes e dos leads (potenciais clientes), registrando todo tipo de interação com o usuário. O mesmo sistema também permite o acesso a informações sobre o desempenho das vendas.
Gerenciar essas informações e dados traz inúmeros benefícios para as empresas, pois é possível gerar relatórios para tomada de decisões, além da definição de estratégias assertivas para o marketing digital e para as vendas. Dessa forma, é possível, por exemplo, analisar as interações com os clientes, aumentar as vendas e otimizar os resultados da empresa, bem como antecipar as necessidades dos consumidores e personalizar as suas campanhas.
É fundamental que as empresas entendam a importância de adotar a ferramenta e integrá-la às estratégias de marketing e vendas, a fim de obter os melhores resultados que ela possibilita. Hoje, os consumidores estão mais exigentes, interagem com as marcas e levam em consideração as opiniões de outros consumidores. Navegantes por natureza, sem medo de navegar na internet, o consumidor atual utiliza os mecanismos de pesquisa e busca no Google, então é preciso investir nos diferenciais que farão da sua empresa um negócio de sucesso, entre eles:
- Melhorar o relacionamento com os clientes: o CRM colabora com a manutenção do foco nos clientes e nos processos de venda, isso porque a automação de alguns processos permite que o vendedor possa, por exemplo, personalizar o atendimento, gerando maior satisfação e fidelização do cliente;
- Segmentação de dados: esse benefício da ferramenta permite identificar quais são as melhores oportunidades de vendas, seja analisando quais são os melhores canais de aquisição de clientes, seja identificando o melhor tipo de cliente para a empresa ou quais podem trazer mais ganhos;
- Gestão do tempo: o CRM facilita o armazenamento de dados, otimizando o planejamento e a gestão do tempo, refletindo-se, evidentemente, em maior produtividade e melhor relacionamento com o cliente;
- Acompanhamento de resultados: a ferramenta gera relatórios completos e rápidos (semanais, mensais, por localização, entre outras informações), os quais podem ser usados para diferentes estratégias de gestão, marketing e vendas.
Por isso, tomar as decisões certas, por meio da análise de dados, precisa contar com um time que ofereça solução especializada. A sua empresa já possui uma estratégia de marketing digital e vendas ligada a uma ferramenta de CRM? Contate a equipe da Emerso e conheça os benefícios de utilizar a ferramenta associada ao marketing e às vendas.